A Escolha da Pilcha

A partir da minha experiência como tradicionalista, artista gaúcha, e gerente da maior loja gaúcha do Brasil reuni aspectos que norteiam o meu dia-a-dia e o atendimento aos meus clientes quando o assunto é a escolha da pilcha correta para cada tipo de evento gauchesco. Eu poderia te sugerir a seguir somente teu instinto e estilo, mas a indumentária gaúcha é muito mais do que peças de roupas, calçados e acessórios, é uma cultura viva que evolui e se moderniza com o passar do tempo.

Quando participamos de eventos do meio tradicionalista gaúcho, estamos nos inserindo num ambiente de preservação cultural, onde a pilcha é um dos pilares. Pilchar-se adequadamente é muito mais que um gesto de respeito aos promotores de um evento, é uma oportunidade de cultuar valores e ser exemplo, e ainda um virtuoso movimento de reverência ao passado e ao futuro. Sendo assim, compilei em três, os aspectos que já norteiam as minhas escolhas, para te ajudar a refletir e decidir tuas pilchas.


1º O TIPO DE EVENTO define o quão formal devo me pilchar. Variam em oficial, formal ou informal. Para eventos oficiais a indumentária é social/formal para todos. E em eventos formais e informais, a pilcha formal é importante às autoridades durante as solenidades, e aos demais opcional.


2º O PAPEL NO EVENTO direciona à importância de uso correto da pilcha.

Autoridade: prefeito, vereador, secretário, convidado à mesa e/ou pronunciamento, comissão organizadora, apresentador (evento/imprensa), artista, e concorrente.

Acompanhante de autoridade: considera-se aqui as pessoas que terão a mesma visibilidade que as autoridades acima.

Plateia: público em geral.


3º A PILCHA é indicada conforme o seu papel em cada tipo de evento:

Em eventos oficiais do MTG e de CTGs (ex.: baile de debutantes) é obrigatório seguir as diretrizes para pilchas do MTG*. Já em eventos oficiais municipais (ex.: Carijo da Canção Gaúcha) sugiro que no mínimo as autoridades e acompanhantes sigam as diretrizes do MTG, podendo o publico em geral optar entre o formal e o informal.

Em eventos formais e informais espera-se que no mínimo durante as solenidades as autoridades e acompanhantes sigam as diretrizes do MTG ou o mais próximo possível da mesma.

Em eventos informais a plateia pode optar entre as diretrizes do MTG e as inúmeras opções de vestuário estilizado gaúcho, com estampas equestres/rurais, acessórios estilizados, etc. Para ambos prendas e peões o mais frequente é o uso de bombachas campeiras, alpargatas ou botinas campeiras, t-shirts ou pólos, chapéus de palha ou boinas, dentre outros.


Visando praticidade, podemos resumir a pilcha oficial/formal para as PRENDAS em: vestido de prenda ou saia e blusa cobrindo cotovelo e, meia calça branca e sapatilha de couro; e para os PEÕES bombacha com favo, camisa social manga longa, paletó, guaiaca, bota de couro cano longo, lenço longo.


Se você quiser de saber mais sobre o assunto, ou se preparar para estar pilchado adequadamente em um evento, conte comigo e minha equipe de consultoras do Rancho Gaúcho. Nossa consultoria em indumentária é uma carinhosa cortesia aos nossos clientes e uma forma de contribuirmos para a preservação desse patrimônio da nossa cultura, a indumentária.

*As diretrizes do MTG estão disponíveis para download através do link https://www.mtg.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Diretrizes-para-a-Pilcha-Gaucha-2022.pdf

 

Esta é uma coluna opinativa, para saber mais contate a autora via

Instagram @genuinadalberto

 

Apoio @ranchogauchooficial a
#maiorlojagaúchadobrasil

 

 

 

Comentários